segunda-feira, 17 de agosto de 2009

POR QUE ANARQUIA?



"Quem quer que coloque a mão em mim para governar-me é um usurpador e um tirano e eu o declaro meu inimigo!"
Pierre-Joseph Proudhon

A sua rotina de trabalhar para enriquecer outros, a falta de perspectiva de melhoras, e não apenas no sentido material, mas na sua vida em geral, te deixa contente?
O sistema, cada vez mais, aprisiona o povo. A autoridade do homem sobre o homem, a exploração do trabalho alheio e as práticas de ilusão (seja da igreja, das posses, da beleza ou do sucesso) mantêm as pessoas num círculo vicioso por "um futuro melhor". Assim, o Estado (por meio do militarismo e das leis), os patrões e a ação nefasta da classe patronal nos cercam e nos impedem de viver com autonomia.
Eis que surgem os anarquistas, indivíduos com convicções profundas, muita firmeza de caráter e capacidade de resistência às perseguições dos privilegiados que se sentem "ameaçados" de perderem suas posições de comando.
Quando o número de anarquistas tende a aumentar de forma alarmante, governantes, patrões e padres firmam acordo para exterminá-los, seja em execuções sumárias, prisões por razões convenientes ou mesmo usando a mídia para dar aos anarquistas uma imagem de "destruidores da sociedade".
A anarquia nada tem de material para oferecer ao indivíduo, que só pode esperar sacrifício e luta, ao contrário das correntes políticas de todas as cores que oferecem vantagens imediatas (cesta básica e sacos de cimentos aos eleitores; cargos de poder aos ambiciosos de destaque). Porém, a vitalidade do anarquista consiste na pureza do ideal de justiça, igualdade e liberdade, que faz do anarquismo uma coisa saudável e benéfica para todos: sem governos opressores e povos oprimidos; sem classes sociais, sem trabalhos forçados, etc.
Ninguém ama voluntariamente seus tiranos; todos aqueles que respeitam seus semelhantes não hesitariam em escolher a anarquia: uma sociedade onde ninguém terá negado seu direito de viver no gozo de todas as suas necessidades satisfeitas.
Anarquia não é caos!
JAO – Juventude Anarquista Organizada

Um comentário:

Lögan disse...

Carrrrrrrrralhioou, mano seu blog é muito show! Viel gut!!! Pocha custei pra achar algum blog decente nesses meios aqui, pooorra de cada 30 eu acho uns 2 que prestam ..... mano você não tem noção de como eu achava que estava sozinho aqui no blogger com meu blog de visões políticas anarco-comunistas. Mas eu pensava: Foda-se, estou fazendo minha parte e propagando informação sobre liberdade e igualdade social. Concordo com muita coisa que você disse nesse post camarada. Ideais libertários em jovens é muuuuito difícile de se achar, ainda mais que sejam inteligentes a ponto de utilizar a política e termos como tal para firmar seu conceito assim como você o fez. Pocha mano, te parabenizo por esse blog.... você não é mais um escravo do sistema. Que nós oprime sempre em qualquer lugar, mas que nós também nunca deixaremos e lutar por nosso ideal é a mais pura verdade.
Depois se você achar interessante pode dar uma olhada no meu blog por favor, também tenho certeza que você concordará com muitas das coisas que afirmo lá.
Abração camarada! FREIHEIT!